Respostas Teológicas

Quando surgiu a Teologia no Cristianismo?
Maranata

A expressão “teologia” figura em escritos muito antigos. Alguns autores indicam a Carta de Paulo aos Romanos como o documento que sintetiza a Teologia Cristã, por exemplo. No entanto, enquanto ciência, o termo (…)

É verdade que no livro de Enoque tem a mesma escatologia de Paulo, de Jesus e de Apocalipse?
Maranata

Em síntese, não é possível atestar a inspiração do Livro de Enoque, muito embora seja possível que o texto de Enoque 1.9 (um livro apócrifo) seja citado na Epístola de Judas. Alguns afirmam que não se trata de (…)

Nem todos que fazem Teologia são cristãos ou evangélicos, certo?
Maranata

Certo. Existem muitas faculdades de Teologia, reconhecidas pelo MEC, que por força de lei, nem podem vedar a entrada de alunos não crentes. Existem faculdades de teologia espirita, por exemplo. Há também muitos (…)

Temos dois Jacó na bíblia?
Maranata

No livro de Mateus 1.2 diz que Isaque gerou Jacó, e Jacó gerou a Judá, mas o versículo 15 fala que Natã gerou a Jacó. Temos dois Jacó na bíblia?

Certamente o Jacó do versículo 2 não é o mesmo do versículo (…)

O que vocês acham de batismo de criança na igreja evangélica?
Maranata

Batismo é um sinal exterior de arrependimento e de compromisso público de servir a Cristo. Também é um selo da fé (“quem crer e for batizado” Mc 16.15,16). Por isso a Igreja Maranata não batiza crianças. Elas (…)

O que é Teologia Sistemática?
Maranata

É a exposição sistemática das doutrinas bíblicas. A Teologia Sistemática se divide em: Teologia (doutrina de Deus), Cristologia (Doutrina de Cristo), Pneumatologia (Doutrina do Espírito Santo), Bibliologia (…)