Igreja Missionária Evangélica Maranata

Congresso de mulheres

Congresso de Mulheres

Rainhas e princesas se alegram com o Rei

Cerca de 1.200 mulheres, de todas as idades, estiveram reunidas, sábado, dia 12 de outubro, no acampamento da Igreja Missionária Evangélica Maranata, em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para o 11º Congresso de Mulheres.
Com o tema “Alegria Completa” – João 15:11, o evento teve preleções no templo para aproximadamente 1.000 mulheres casadas e no auditório, mensagens específicas para as solteiras. O louvor foi ministrado pela pastora Meire Peres e pelos irmãos das nossas igrejas de Caxias e Jardim Primavera.
A primeira palavra foi da pastora presidente Claudete Brito, que falou sobre o padrão de alegria estabelecido por Deus. Segundo ela, alegria completa é o Amor de Cristo em nós, é a certeza de que somos amadas por Jesus, é saber perdoar e ser feliz com o que temos. “Se alegria completa para você é algo que se come, que se bebe, se veste, põe no banco, sinto muito, você nunca terá alegria completa.” Pastora Claudete Brito.
A palavra foi passada para a preletora Rosane Gomes, esposa do pastor Wildo Gomes dos Anjos, presidente da Missão Vida*. Com simplicidade e muita simpatia, ela fez questão de esclarecer que não é pastora, mas se considera uma menina de recado de Deus.
Rosane pregou sobre os fundamentos para a Alegria Completa. Segundo ela, essa alegria passa pela cruz, pelo relacionamento vertical (homem com Deus) e pelo relacionamento horizontal (homem com homem). “Alegria não é viver para si mesmo, mas estar na vida do outro.” Rosane Gomes.
Após as mensagens abençoadas, muito louvor e orações, houve uma pausa para um almoço saboroso, preparado com carinho e servido pelos maridos. Em todo Congresso de Mulheres eles trabalham firme para que tudo seja perfeito para elas! As irmãs aproveitaram o dia de sol para fotos, passeio pelas áreas verdes do sítio, visitaram as barraquinhas do Artesanato Missionário, do bazar e da livraria Maranata.
As atividades foram retomadas com louvores, orações e nossa irmã Ozair Oliveira, esposa do pastor Rômulo Augusto, fez os agradecimentos aos fornecedores e colaboradores do evento. Logo em seguida, a pastora Isabel Iack ministrou mensagem sobre a vida de Lídia, mulher temente a Deus, vendedora de púrpura na cidade de Tiatira (Atos 16:14).
Novamente, a palavra foi passada à preletora Rosane Gomes, que pregou com base em Filipenses 4:11-13. Contando um emocionante testemunho sobre lutas envolvendo a saúde de seu pai e seu esposo, Rosane destacou que as dificuldades não vêm para nos destruir, mas sim para que possamos crescer no conhecimento e na Graça de Deus. Rosane citou caminhos importantes para que a alegria seja completa. O caminho da comparação (que pode ser positiva ou negativa – muitas vezes as pessoas se colocam em grau inferior, mas devem pensar que tem gente em situação melhor, pior e igual) e o caminho da satisfação (ficar contente com o que Deus tem feito).
Antes do evento ser encerrado com uma oração da pastora Isabel Iack e ao som de “Te Agradeço”, as mulheres casadas receberam as solteiras com palmas e a pastora Claudete Brito orou pela vida sentimental delas.

“Alegria é poder pedir
Ao Deus bendito pelo meu irmão
É viver no mesmo sentimento
De afeto e de consolação...” Trecho da canção “Alegria”, de Josué Rodrigues

Enquanto tudo acontecia no templo com as rainhas...

Cerca de 250 princesas se reuniram no auditório do Acampamento da Maranata, em Xerém, e ouviram mensagens específicas, ministradas pelas queridas irmãs Ana Paula Wiemer, esposa do pastor Patrick Wiemer, e Marcella Bastos.
Ao longo do dia, as jovens estiveram envolvidas com louvores, orações, dinâmicas e mensagens em torno de três pilares para uma Alegria Completa: relacionamento consigo mesma, relacionamento com Deus e relacionamento com o amado.
Pela manhã, Ana Paula fez uma dinâmica sobre a influência de mulheres nas vidas das jovens (mãe, avós, tias, irmãs, primas) e Marcella pregou sobre a relação da jovem (dama) com Deus.
Depois do almoço, elas voltaram para o auditório e o papo foi sobre moda, postura cristã e Ana Paula falou sobre a relação da dama com o seu príncipe, mas alertou sobre a importância de sempre servir ao Rei.
Ana Paula e Marcella encerram o Congresso de Mulheres satisfeitas, felizes, com a certeza de que abençoaram e foram abençoadas. Ambas ressaltaram a necessidade de um evento paralelo, com mensagens específicas para a jovem que ainda não se casou e que precisa ser preparada por Deus nesse tempo de solteira.

Ping-pong com a Marcella:

•Um sonho para esta geração: “que as meninas não sejam inconformadas ao ponto de se conformarem com o mundo. Que elas transformem o mundo!”

•É de Deus: “aprender a profetizar vida de Deus.”

•Mete o pé: “do pecado!”

•Alegria da Marcella: “ver meninas derramadas diante de Deus e chamando Deus de pai.”

•A oração da Marcella para elas: “seja o que for que Deus for fazer nessa geração que a gente não fique fora. Que Ele nos leve, nos use por Graça e Misericórdia.”

Papinho com a Paulinha:

•Casar para namorar: “namoro tem início mas não tem fim. O casamento não pode perder o brilho do namoro. Namore o marido!”

•Ser ajudadora: “é uma bênção cooperar! Submissão é ser capacitada para auxiliar em missão, não tem nada de pejorativo nisso!”

•Alegria da Paulinha: “poder participar de um projeto que nasceu no coração de Deus.”

•A oração da Paulinha para elas: “que cresçam na Graça e no conhecimento do Senhor e nunca deixem de servir ao Rei.”

*Missão Vida (sede Anápolis - Goiás) - instituição cristã que tem a missão de atender pessoas carentes para recuperar vidas.

Foto: Thiago Natal